segunda-feira, 23 de junho de 2008

Justiça Eleitoral simula eleição com urna biométrica


"No fim deste mês, Santa Catarina será mais uma vez cenário de conquistas para a Justiça Eleitoral. O estado, que já havia participado do desenvolvimento de técnicas utilizadas no processo eleitoral com a apresentação da urna eletrônica em Brusque, desta vez, organiza em São João Batista, uma eleição simulada com um material ainda mais moderno.

A urna biométrica, que reconhece os eleitores por meio de suas impressões digitais, deve ser observada em outras duas cidades brasileiras. Assim como São João Batista, Colorado D’Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS) também foram escolhidas pelo Tribunal Superior Eleitoral para realizar eleições simuladas com a urna mais moderna do mundo.

O calendário das eleições simuladas começou em Rondônia. Apesar de não ser obrigatória, a presença dos eleitores em Colorado D’Oeste em 1º de junho atingiu o percentual de 30%. Santa Catarina é a segunda da lista. Em São João Batista, a eleição simulada vai acontecer em 29 de junho, das 8 as 17h. Mato Grosso do Sul deve encerrar o processo, com o pleito simulado marcado para 9 de julho.

Desde o início do projeto piloto, o TSE cadastrou eleitores já na forma biométrica nos três estados escolhidos, e apresentou a nova tecnologia para mais de 42 mil pessoas, número correspondente a 96,6% da meta inicial. Somente em São João Batista, 16.283 eleitores fizeram a atualização do cadastro, que era obrigatória.

Agora, uma nova etapa do projeto piloto está sendo preparada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Antecedendo a data em que ocorrerá o simulado no pequeno município, treinamentos para qualificar a equipe envolvida serão realizados nos dias 24 e 25 de junho. Na véspera, dia 28, é a vez dos equipamentos serem preparados.

Os números estimados para a eleição simulada de São João Batista são proporcionais aos de uma eleição normal. Serão 29 seções eleitorais distribuídas em 12 locais de votação. Os votos, com opções de candidatos fictícios, serão acompanhados por 116 mesários. Além disso, o TRESC deve envolver cerca de 15 profissionais para dar suporte à eleição. TSE, e TRE’s de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Roraima também devem participar. A oportunidade é considerada valiosa porque a Justiça Eleitoral pretende colher dados e estatísticas para antecipar a votação que vai ocorrer em outubro, dessa vez, com valor real. A estimativa é de em um período de 10 anos todo o país esteja utilizando a urna biométrica."

Fonte: TRE-SC

Nenhum comentário: