sábado, 21 de março de 2009

O suplente do senador e você

Você diz, contesta, reclama, caçoa, ataca ferozmente e se mostra extremamente indignado quando um suplente de senador assume o mandato conferido ao titular na ocasião em que este deixa o mandato por qualquer motivo.

Você diz ou pensa: "Ora, o suplente não teve nenhum voto! Eu nem sei quem é ele!" (Se é que você se lembra em quem votou para o Senado nas duas últimas eleições).

Realmente, é um absurdo! O senador leva consigo dois reservas, os chamados suplentes, que ficam prontinhos para assumir a vaga do titular caso seja necessário. Pode ser que isso mude. Repito: pode ser!

Em rápida busca pelo sítio eletrônico da Câmara dos Deputados, encontrei de mais de 10 PEC's (Propostas de Emenda à Constituição) sobre o tema. Há uma que data (pasmem!) de 1995!!! A maioria dessas PEC's sugere que os suplentes do Senador da República eleito sejam os outros candidatos ao Senado que ficaram em 2º e 3º lugares.

De fato, é um critério mais justo.

Mas por que será que as propostas não avançam?

Para mim, está claro. Porque é interesse dos candidatos que se mantenha o sistema como está estruturado. Assim, o eleito, que indicou quem bem entendeu no momento do registro de candidatura, caso deixe o cargo, permitirá que alguém sem respaldo popular assuma sua vaga.

Desse modo, não pensará duas vezes quando for convidado a assumir um Ministério, por exemplo, para deixar o mandato nas mãos de seu amigo suplente.

E você nessa história?

Em primeiro lugar, você deve lutar para transformar a situação. Gestos simples valem muito. Por que não enviar um e-mail para os deputados e senadores, expondo sua opinião sobre o tema? Ou mesmo escrever um carta? Cruzar os braços e reclamar nada adianta.

Você também é responsável
, principalmente enquanto o sistema continuar como está.

Explico: quando houver eleição para o Senado Federal (em 2010), saiba quem são os suplentes do seu candidato até então favorito. Avalie o "cabeça da chapa" cuidadosamente, mas não só! Dê importância aos dois suplentes que podem assumir seu lugar. Conheça seu passado! E se tiver de mudar de candidato por causa de algum suplente, faça-o sem receio. Um dia o suplente poderá assumir e você também será responsável por isso, pois, na prática, você vota no senador e nos suplentes por eles indicados, assim como quem vota no prefeito, vota no vice.

Pense nisso.

4 comentários:

Luiz Marcelo disse...

Realmente me sinto refem da falta de vontade de mudanca da grande maioria em Brasilia. Muito bom saber disso, afinal nunca tinha pensado nos suplentes na hora de escolher meu candidato. Alias, nunca ouvi falar em suplente nas eleicoes. E facil encontrar esses nomes? Em geral sao pessoas publicas de facil pesquisa sobre o passado?
Muito boa informacao.

Pedro Luiz Barros Palma da Rosa disse...

Sim, os candidatos ao Senado necessariamente têm 2 suplentes. Os nomes deles obrigatoriamente têm de aparecer na propaganda eleitoral, seja nos panfletos, pinturas em muro ou na televisão. Mas as letras são daquelas bem pequenininhas...
Em geral, são parentes ou amigos do cabeça da chapa, o candidato principal. Mas alguns candidatos lançam pessoas realmente engajadas como suplentes.
Um bom ponto de partida para saber quem são o candidato e seus suplentes é o bom e velho Google.

Fraude Urnas Eletrônicas disse...

Olá Pedro,
Excelente post. Se for de seu interesse, dá uma olhada no artigo que publicamos hoje no Fraude Urnas Eletrônicas. Tratamos do mesmo assunto por uma ótica diferente: as alterações na urna eletrônicas, inclusive com relação às fotos dos suplentes.

Pedro Luiz Barros Palma da Rosa disse...

Obrigado pelo elogio e pelo comentário. Li seu blog e acredito que todas as formas de manifestação que visam ao aprimoramento da democracia são louváveis.